terça-feira, 11 de agosto de 2009

Uma manhã de domingo sozinha no Rio


Passei o último final de semana no Rio de Janeiro. Dei uma sorte danada, pois após uma semana se tempo ruim tava um sol lindo.
Fiquei hospedada na casa de um amigo. Fizemos várias coisas juntos: restaurantes, teatro, festa e praia.


O ponto onde quero chegar não é nem um pouco turístico. Também não pretendo botar mais fogo na eterna competição paulistas x cariocas.


O assunto do blog é outro. Então vamos lá.


No domingo era Dia dos Pais. Obviamente meu amigo foi almoçar com a família. Eu aproveitei pra ir pra praia. Peguei um táxi e desci no Leblon. E aí começou o meu “estudo do meio”.


No Rio é muito mais difícil ver pessoas sozinhas que em São Paulo. Não sei se é pela cultura de rua, onde você conhece mais gente, pelo fato da cidade ser menor. Não sei.


Mas na praia era um ou outro que, como eu, estava só numa canga lendo jornal O Globo e comendo biscoito Globo(que são excelentes companhias!). A maioria tava em casal, em turma, em família.


Depois saí da praia e fui almoçar num restaurante ali perto, onde os pratos são pequenas porcões individuais. Perfeito pra quem está comendo sozinho. Mas não. Eu era a única.


Acho que as formas de lazer cariocas são muito mais comunitárias que as paulistas.


Tem uma estrofe de uma música do Zeca Baleiro que diz : “ mais solitário que um paulistano”.

O paulista pode ser mais só. Mas acho que a solidão combina mesmo mais com São Paulo que com o Rio de Janeiro. Não me pergunte por que. Mas a minha solidão é mais feliz na terra da garoa que na cidade maravilhosa.

4 comentários:

  1. B.

    adorei seu post dessa vez também, porém, queria saber como você fez pra colocar esse papel de fundo no blog. Essas suas fotos.
    Se poder me informar, agradeceria.; )

    ;*

    ResponderEliminar
  2. é mais fácil estar sozinho em lugares que sabemos que nao estamos realmente sozinhos... é bom estar sozinho quando podemos telefonar e resolver a solidao em dois segundos...

    ResponderEliminar
  3. Oi Ellen...tb sou bem leiga pra essas coisas...foi uma amigo q é webdesigner que colocou p mim...Mas as fotos com esse efeito eu mesma fiz num site...era só por a foto normal q ele transformava a la andy warhol..tentei achar o site agora mas não consegui,,,dá um google e vê se consegue! bj

    ResponderEliminar
  4. Concordo com a Ellen. A solidão é boa quando sabemos que ela não é a única opção. A solidão é boa quando é uma opção nossa, quando estamos sozinhos porque queremos estar. E não há jeito melhor de nos conhecermos do que ficarmos sozinhos. E sampa é uma cidade fria, cinza. Não sei, mas sinto que é uma cidade d eonde brota solidão.

    ResponderEliminar