sexta-feira, 11 de setembro de 2009

CHANTILLY?


Adoro observar as pessoas em restaurante. E se estou próxima sempre fico antenada tentando escutar a conversa alheia.

Se isso acontece quando estou acompanhada, imagina quando estou sozinha!


O que acho curioso é justamente aqueles casais que mal trocam olhares durante o jantar. Palavras, então. Artigo de luxo. Normalmente é visível quando o casal está brigado. Mas quando percebo que eles simplesmente são assim, fico chateada. Chateada porque não existe coisa mais triste que um casal sem assunto pra um jantar romântico.


Sábado fui sozinha a um bistrô muito gostoso. E sentei na mesa ao lado de duas mulheres. Pela semelhança física deveriam ser mãe e filha. Sem brincadeira, até eu que estava sozinha, falei mais durante aqueles 60 minutos. Elas não trocavam uma palavra! Chegou a salada. Chegou o prato principal, o segundo suco. E nada. Daí, sem mais nem menos, a mãe levanta e vai em direção ao banheiro. Antes de sair da mesa nem um "vou fazer xixi". Nesse meio tempo a sobremesa chegou - a mesma que eu havia pedido-. Quando a mãe voltou e viu o merengue com morango no prato disse:

- Chantilly?

A filha concordou com a cabeça e só então tive a certeza que elas não eram surdo-mudas. Resumindo: elas ficaram uma hora comendo uma comida deliciosa sem sequer trocarem olhares de cumplicidade ou pequenos comentários sobre o ponto da carne, que fosse.


Toda essa história era só pra mostrar que a solidão e o silêncio estão dentro de cada um de nós.

Certamente, quem chegava ao restaurante e me via só numa mesa pensava: - Coitada! Almoçando sozinha em pleno sábado...


Mas sinceramente duas pessoas sem assunto uma com a outra são e estão muito mais sozinhas que qualquer pessoa desacompanhada.


Eu estava só, mas devo confessar que não preciso de muito mais que uma taça de vinho e outra de morango com chantilly pra ter um almoço gostoso. Mais duas pequenas coisas que descobri me darem aquele enorme prazer da pequena felicidade cotidiana.




PS: Desculpem pela ausência. Agora voltei com força total. Em breve novidades internacionais!!!

9 comentários:

  1. Oi Bruna... adoro ler seus posts.
    Hj moro com uma prima e realmente muitas vezes estamos as duas e nem nos falamos, em outros momentos não paramos de falar... mas concordo qdo diz que a solidão está dentro de nós... pq eu posso conversar com as pessoas e mesmo assim me sinto sozinha... às vezes sinto um vazio imenso e outras vezes eu amo a solidão... acho que sou parecida com vc qdo diz que gosta de estar na própria companhia!
    Sucesso!
    Bjos

    ResponderEliminar
  2. Que bom que vc gosta do blog, Alana! É aquela coisa de estar só na multidão que às vezes dá, né? O importante é estarmos bem conosco pra podermos estar com os outros tb...Mas mtas vezes é difícil!
    Beijão e valeu pela visita!

    ResponderEliminar
  3. você criará novos sinais dentro do seu caminho de vida verdadeira, abrindo espaços de esperança e vida para outras pessoas que ainda não estão no caminho da verdade.
    Ola Bruno vou seguir seu blog. gostei dos artigos

    se tiver um tempo faça uma visita no meu tbm e siga-me se poder.

    abraço

    ResponderEliminar
  4. Certamente a solidão não está somente quando a luz se apaga. Acredito que pessoas rodeadas de outras pessoas, sofrem com o sentimento da solidão.

    ResponderEliminar
  5. Nossa, que situação complicada essa que você descreveu. Realmente, é pior do que estar só.

    Eu adoro estar sozinha. Não vejo qualquer problema nisso. É o velho ditado "antes só do que mal acompanhada".

    No caso das duas, talvez o problema seja esse. Elas prefeririam estar sozinhas. Talvez estivessem alí, juntas, por obrigação. Enfim...

    Bjo

    ResponderEliminar
  6. Oi! É a primeira vez que entro no seu blog, indicado pela Fernanda Paes Leme no Twitter. Ótimo, adorei!! Realmente solidão a dois é mais desconcertante!
    Semana passada postei no meu sobre isso, sofre falar... mas de forma inversa, quer ver?
    http://paratudoblog.blogspot.com/2009/09/htmlheight100cursortext.html
    (Se clicar aí, cai direto no texto que falei).
    Espero que goste!
    Abraços
    Clara

    ResponderEliminar
  7. A @FePaesLeme postou no twitter seu blog, vim conferir e gostei do que li, não só pela forma com q escreveu, mas principalmente pelo olhar diferenciado que teve/tem. Dentre várias coisas que faço uma delas é treinar pessoas, e aprendi no teatro o valor da troca, o valor do olhar e dos sentidos sendos emitidos e recebidos, fiquei feliz por ler pelo fato de já saber que não sou só eu com essa percepção, alias treino pessoas para isso mas não sei se elas "se tocam" que estar sozinho independe de companhia e vice-versa... mas de qualquer forma, quando for almoçar só no sabado, me chama, seremos "só" nós dois juntos ou separados por uma mesa... percepções a parte ou em conjunto... bjão e ótimos olhares...

    ResponderEliminar
  8. Garanto que se elas fossem surdo-mudas teriam conversado o tempo todo! Rs.
    Concordo com você, solidão de verdade é estar acompanhado e se sentir só, às vezes sozinhos não nos sentimos assim. E é estranho pensar que talvez esse jeito seja uma escolha da pessoa, talvez seja da personalidade... enfim.
    Adorei tuas letras, um beijo.

    ResponderEliminar
  9. Fazia tempo que eu não entrava aqui pra ler seu blog... e vc continua escrevendo MUITO... de modo super sensível e feliz no uso das letrinhas!
    Parabéns!!! Vou aparecer mais vezes... sucesso!!

    ResponderEliminar