quarta-feira, 29 de abril de 2009

Prenez Soin de Vous *

* Cuide de você

Esse é o nome da nova exposição de uma artista francesa chamada Sophie Calle. Não a conheço, nunca vi uma obra dela mas já sou sua fã.

Vamos lá às minhas razões. Ela tinha um relacionamento com um escritor francês. Mas era um relacionamento tranquilo, cada um morava na sua casa, etc. A única "regra" da relação, o que não é difícil de imaginar, era a fidelidade. Muito bem. Passado algum tempo, ela estava em Berlim e recebe um e-mail no blackberry. Um e-mail não. Um parágrafo. Dizia mais ou menos assim: " Eu te amo mas não posso suportar a "regra" que você impôs de eu não ter outras mulheres. Cuide de você."

É isso. Simples como tudo. Eu e quase todas as mulheres que conheço cortariam os pulsos, no mínimo.

Mas sabem o que a incrível Sophie fez? Transformou o e-mail em exposição. Contactou dezenas de mulheres de várias áreas ( psicólogas, professoras de gramática, atrizes, assistentes sociais e até uma criança de 9 anos) para interpretar o tal e-mail. Todas elas foram foram filmadas ou fotografadas e o resultado a gente vai poder conferir a partir de 10 de julho no Sesc Pompeia.

Pra mim ficou a lição. Levou um fora? Foi traída? Tá na fossa? Não há nada que um final de semana com Haggen-Dazz de Strawberry Cheesecake e uma temporada do Friends não cure.

Ou , se for criativa e iluminada como a Sophie, deixe a imaginação rolar e exorcise as suas frustações de maneira a ainda tirar bons frutos delas. Ah! E é claro, cuide de você.

6 comentários:

  1. que lindo esse texto. sou bem fã da Calle. sabia que vai rolar uma grande exposição dela aqui, em maio?

    ResponderEliminar
  2. É genial ler o que você escreve!!! Tomara que o blog tenha vida longa, porque me divirto e me inspiro lendo seus textos.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Oi geheimnis...a exposição vai acontecer de 10 de julho a 7 de setembro so Sesc Pompéia, em Sp e dps vai pra Salvador. obrigada pela mensagem!

    Vi...sempre penso no que vc vai achar dos meus textos...vc que é uma inspiração p mim!

    ResponderEliminar
  5. Eba! Estou feliz que vc finalmente começou esse blog, B. Muito bom ler o que vc escreve! =)

    ResponderEliminar
  6. Gostei mto do texto. E a virada de mesa apresentada nele, nem se fala!

    ResponderEliminar