segunda-feira, 11 de maio de 2009

"PATROA"


Essa noite tive um sonho que eu não tirei da cabeça o dia inteiro. Sonhei que eu estava me mudando...saindo da minha casa...indo não sei pra onde nem sei com quem. Não era isso o que importava. Eu estava no meu quarto fazendo as malas quando minha faxineira aparecia. Quando eu olhei pra ela senti um aperto. Nunca mais vou ver a Terezinha! Ela tinha o cesto de roupa suja vazio nas mãos e me perguntava o que faria com aquilo, agora que eu não viveria mais ali.

Foi simples...mas fiquei pensando nos significados...Quem mora sozinho e tem alguém de confiança pra limpar a casa, acaba criando um vínculo estranho com a pessoa. Não sei se é bom ou ruim, mas é estranho.

É bom porque deixo a minha casa nas mãos dela sem me preocupar...e quando volto ela fez muito mais do que eu pedi.

É ruim porque com esse sonho percebi que pra mim seria muito difícil mandá-la embora caso um dia não consiga mais pagar ou tenha que me mudar.

Ela vem às sextas-feiras e sempre comenta que eu sou a sua única "patroa" que vive sozinha e que sou a mais legal.

Será que quando eu estiver casada com três filhos e a casa toda virada do avesso ainda vou ser a patroa preferida da Terezinha?

Talvez sim. Isso não tem a ver com a quantidade de pessoas dentro de casa. Tem a ver com a maneira com que fomos educados a tratar as pessoas que trabalham pra gente.

E no caso da Terezinha, a julgar pelo carinho com que ela faz meu suco de laranja e cuida das minhas plantas, não fiquei tão espantada com o aperto que senti no sonho.

Se fosse verdade, acho que sentiria igual.

2 comentários:

  1. Tocante seu texto, sincero! Parabéns! Viviane (mãe da Luna, amiga do Vinicius)

    ResponderEliminar
  2. "Eu estava no meu quarto fazendo as malas" "Sonhei que eu estava "Me mudando"". Nao é facil mudar. Até porque agente deixa um vazio pro outro. Um cesto vazio que seja. E sem nossa presença o que seria do outro? O que agente quer nao é ser sempre fundamental pro outro? Nao é que o outro nao exista sem nos? Pelo menos é o que gostamos de ouvir quando estamos apaixonado: "Sem vc meu amor eu nao sou ninguém". Nao é facil mandar embora quem devolve pra gente uma imagem agradavel de nos mesmo: "a mais legal". Alias, quem é que diz que agente é "a mais", que faz nosso suco de laranja, que cuida do que agente cuida (no sonho:as plantas), antes que agente faça as malas pra viver so? No lugar da casa, que estava "nas maos dela", agora se encontra um vazio. Vazio... "indo nao sei pra onde, nao sei com quem" Talvez indo sozinho pra casa sem a Terezinha.

    ResponderEliminar